sábado, 11 de agosto de 2001

EXISTEM VÁRIOS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS NA VIDA, OS TORTUOSOS E OS PERFEITOS, CABE A CADA UM DECIDIR POR QUAL SEGUIR

Você teria coragem de cortar seus cabelos com um jardineiro ?

De consertar seu automóvel com um encanador ?...

E de entregar a imagem de sua empresa a um operador de microcomputadores ?

Tanto o jardineiro como o cabelereiro possuem ótimas habilidades com a tesoura, assim como o encanador e o mecânico com ferramentas, alicates, chaves de fenda, mas cada um desempenha otimamente as habilidades de suas profissões, assim como os designers e os operadores de microcomputadores, cada um com suas habilidades dentro de suas profissões.

O fato de uma pessoa saber operar um computador, um software gráfico, não faz dela um designer.

O verdadeiro Design envolve estudos, conceitos, análise de mercado, de público alvo e de uma série de fatores que vão fazer de sua identidade visual um sucesso utilizando o computador apenas como um ferramental para finalizar o projeto, assim como o lápis, a caneta e o papel.

"Tudo na vida depende do ponto de vista em que está sendo observado..."

A imagem é tudo e fala por si só, as pessoas são o que acreditam ser e seus olhos vêem o que querem ver, o uso da imagem inadequadamente pode influenciar positiva ou negativamente em seus negócios, ou até mesmo em sua vida.

Para tudo na vida, existe um referencial a ser seguido, como por exemplo:

Uma pessoa de terno e gravata está bem vestida ?

Depende da ocasião, se for participar de uma reunião de negócios, de um casamento, de uma formatura poderá estar, mas se for um show de Funk com certeza não estará, destoará os demais participantes, tudo depende de um referencial para adequar seus trajes.

O mesmo conceito aplica-se ao Design, tudo depende de um referencial, de estudos, critérios e parâmetros à serem seguidos, os quais posteriormente serão transmitidos e representados por uma forma gráfica.

Vamos a outro exemplo:

- Imagine uma loja com piso de mármore italiano, detalhes em ouro e fino acabamento, recepcionistas maravilhosas, serviço de manobrista e tudo o que possa existir de moderno e sofisticado.

Seria sinônimo de sucesso ?

Mais uma vez, dependemos do referencial a ser adotado, de seu público alvo e de sua localização.

Se estiver localizado em uma região nobre da cidade, tendo como cotidiano tais exigências, poderá se tornar um sucesso, mas se estiver localizada em uma região menos favorecida, poderá coibir a entrada de algumas pessoas, por acharem se tratar de uma loja cara, acima de suas posses e condições para adquirir produtos, podendo resultar em fracasso.

Este é o trabalho da Equipe XDesigners: - Analisar e adequar sua imagem ao seu público.

Nenhum comentário: